sábado, 10 de novembro de 2007

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DA CORRELHÃ

ESCOLA EB 2,3 DA CORRELHÃ (SEDE) – 346573


Disciplina: Ciências Físico-Químicas Ano lectivo: 2007/2008

Critérios de Avaliação

7º Ano

DOMÍNIOS

Competências

Modos e instrumentos de avaliação



SABER

Conheci-mentos


(40%)


Conhecimentos






Capacidade de conhecer e compreender:

  • Fenómenos, factos, leis, definições, fórmulas, conceitos e teorias cientificas;

  • Vocabulário, terminologia, convenções (símbolos, grandezas e unidades);

  • Aplicações científicas e técnicas e as suas implicações sociais, tecnológicas, económicas e ambientais.


Participação útil

Fichas de trabalho

Fichas de avaliação

Utilização adequada da linguagem cientifica













SABER FAZER

Capacida-des e aptidões


(30%)


Tratamento de Informação

e participação no trabalho


Recorrer aos diferentes tipos de comunicação (oral, escrita, simbólica, gráfica e numérica) para:

  • Identificar, seleccionar e aplicar métodos de trabalho e de estudo;

  • Consultar e utilizar diversas fontes de informação; compreendendo a sua importância e aprendendo a usa-las nomeadamente com base nas novas tecnologias de informação e comunicação.

  • Exprimir com clareza e rigor a informação, usando terminologia adequada.


Participação útil

Fichas de trabalho

Fichas de avaliação

Interesse e empenho nas actividades propostas na sala de aula e extra aula

Utilização adequada da linguagem cientifica

Apresentação correcta e atempada dos TPC

Presença e organização de material necessário à aula

Capacidades experimentais

e /ou de

Investigação


Recorrer a trabalhos experimentais e de investigação para:

  • Aprender a fazer observações cuidadosas, formular hipóteses, recolher dados e tirar conclusões;

  • Aplicar algumas técnicas experimentais indispensáveis para medir, comparar, elaborar esquemas e pesquisar;

  • Utilizar adequadamente os instrumentos de medida e outros equipamentos de laboratório cumprindo as regras de segurança;



Participação útil

Fichas de trabalho

Fichas de avaliação

Interesse e empenho nas actividades propostas na sala de aula e extra aula;

Utilização adequada da linguagem cientifica

Apresentação correcta e atempada dos trabalhos propostos.

Presença e organização de material necessário à aula;






SABER SER

Atitudes e valores


(30%)



Cooperação /Participação

Sociabilidade

Responsabilidade

Autonomia


Demonstrar atitudes e valores ao nível interpessoal e de grupo para:

  • Respeitar a opinião dos outros e aceita as diferenças;

  • Cooperar no trabalho individual/ de grupo;

  • Realizar actividades de forma autónoma;

  • Ser pontual e assíduo;

  • Conhecer e actuar de acordo com as normas, regras e critérios de actuação pertinentes, de convivência, trabalho, de responsabilização e sentido ético das acções definidas pela comunidade escolar nos vários contextos, a começar pela sala de aula.


Cooperação nas actividades lectivas

Comportamento na sala de aula

Pontualidade

Assiduidade

Respeito pelos outros

Cumprimento de regras

Responsabilidade




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Eu, ________________________________________________________________ Encarregado de Educação do(a) aluno(a) ___________________________________________________________________, nº _____ do 7º ­­­­____, declaro que tomei conhecimento dos critérios de avaliação e de correcção a utilizar na disciplina de Ciências Físico-Químicas no ano lectivo de 07/08.


Correlhã, _____ / _____ / _______ _______________________________________________________________

(Encarregado de Educação)


Critérios de correcção das fichas de avaliação sumativa


  • No caso de surgirem eventuais incorrecções na elaboração da ficha de avaliação que conduzam os alunos ao erro, estes não devem, ser prejudicados.

  • Se a resolução de um item apresentar erro exclusivamente imputável à resolução numérica do item anterior, atribuir-se-á ao item em questão a cotação integral.

  • Questões de aplicação onde são exigidas unidades, se estas estiverem incorrectas ou não forem apresentadas, deverá descontar-se no máximo 2 pontos Caso a incorrecção ou omissão de unidades se repetirem, o aluno não será novamente penalizado.

  • As respostas serão desvalorizadas onde o aluno apresente:

- nos itens de escolha múltipla, mais do que uma alternativa (cotação de zero pontos para o item em
que tal se verifique);

- não utilize um vocabulário científico apropriado;

- não apresente as expressões que relacionem as grandezas físicas;

- não apresente justificação quando pedida (desconto de 60% da cotação da questão);

- não exponha com clareza, e numa sequência lógica, as ideias;

  • Se o aluno responder mais do que uma vez a um mesmo item, sem eliminar clara e inequivocamente a(s) resposta(s) que considerar incorrecta(s), ser-lhe-á cotada a resposta que deu em primeiro lugar.

  • Atribuir-se-á 1 ponto a cada fórmula correcta e coerentemente apresentada.

  • Será descontado 1 ponto sobre a cotação total da questão sempre que o aluno apresente os cálculos com omissão da fórmula.


Critérios de classificação


Nas fichas de avaliação sumativa é colocada a menção qualitativa. A terminologia a utilizar na classificação das fichas de avaliação, em função das percentagens obtidas é a seguinte:


Menção

Percentagem (%)

Reduzido

0 - 19

Não Satisfaz

20 – 49

Satisfaz

50 – 74

Satisfaz bastante

75 – 89

Excelente

90 – 100


Correlhã, 5 de Setembro de 2007

O Grupo de Ciências Físico-Químicas

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